O instrumento que espalhou o Movimento Sacerdotal Mariano em todo o mundo é o livro: "Aos Sacerdotes, filhos prediletos de Nossa Senhora".
Este livro contém as inspirações que o Pe. Stefano Gobbi recebeu da forma que a teologia espiritual cristã define "locuções interiores".
O Movimento é uma obra de Nossa Senhora e consiste essencialmente em chamar os Sacerdotes à consagração ao seu Coração Imaculado, em uma grande unidade com o Papa e a Igreja, e a direcionar os fiéis para uma renovada devoção mariana.
Como pode ser visto, a enumeração dos elementos que caracterizam o Movimento é muito simples e os que os vivem pertencem ao Movimento, mesmo que talvez nunca tenham conhecido o livro. Nesse sentido, o Movimento Sacerdotal Mariano é distinto do livro.
Mas quando alguém começa a viver seriamente esses compromissos, naturalmente sente a necessidade de perguntar: como devo cumpri-los? Quem me dá a certeza de que eu os vivo? Qual caminho devo seguir?
O livro responde a essas perguntas, porque traça o itinerário que deve ser seguido para viver concretamente a consagração ao Coração Imaculado de Maria.
O MSM pode ficar sem o livro? Em teoria, sim, mas na prática, absolutamente não.
De fato, como o Movimento é a Obra de Nossa Senhora, é Ela quem, com o livro, escolheu uma ferramenta indispensável para sua difusão e para uma autêntica compreensão de seu espírito.
"Até o opúsculo é apenas um meio para difundir o meu movimento. Ele é uma modo importante que eu escolhi porque é pequeno. Servirá para tornar conhecida a muitos a minha obra de amor entre os meus sacerdotes." (24 de junho de 1974)
fonte: https://pt.msm-mmp.org/libro