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O terebinto e a imagem de Jesus Salvador, cujas feridas nos curam
Espiritualidade
Publicado em 29/01/2020

Encontramos mais um artigo que trata sobre o simbolismo que envolve a árvore do Terebinto

Somos um grupo de intercessores que se denomina terebinto. Intercedemos por meio do santo rosário pela humanidade e de forma especial pelos sacerdotes, um  pedido de Nossa Senhora aos nossos grupos, conforme uma inspiração que recebemos na nossa caminhada.

O Terebinto é uma árvore muito citada na Bíblia e aos poucos, ao longo dos anos, vamos descobrindo diversos simbolismos que enriquecem a mística que envolve nossa missão de intercessores. 

Um artigo publicado no site do Opus Dei francês nos traz mais uma luz no que se refere a essa  "Árvore da Bíblia"

 

"São os eleitos que manifestam a glória de Deus. Os terebintos aparecem frequentemente na Bíblia como ponto de partida para uma vitória iminente de Deus sobre um mundo que o nega."

 

Para quem desejar ler o original segue o link : https://opusdei.org/fr/article/le-terebinthe-un-arbre-branche/

 

Opus Dei - O terebinto, uma árvore "na moda"?

 

O TEREBINTO: UMA ÁRVORE DA MODA???

O simbolismo do terebinto é ambivalente: suas sebes serviam como santuários pagãos, mas também é a imagem de Jesus Salvador, cujas feridas nos curam.  

ÁRVORES BÍBLICAS

 

Na Bíblia, certas árvores têm características que as implicam fortemente na história da Salvação: a estrutura da árvore do sicômoro, as flores de amendoeira, os frutos da oliveira etc. referem-se a um simbolismo manifesto. Para outras espécies, essa tem menos identidade. É o caso do terebinto, uma árvore pouco conhecida, mas muito presente no Antigo Testamento [1] . Seu nome hebraico Elah vem de El , denominação genérica da divindade: atesta uma vitalidade, uma majestade, uma sustentabilidade ... que não é só compartilhar. Talvez esta seja a razão pela qual certas passagens da Escritura a confundem com tamarisco [2] ou mesmo carvalho [3], especialmente à medida que envelhece, desenvolve chifres muito amplos. Ou talvez seja porque os autores sagrados não eram botânicos sábios. Isso não significa que não mereça ser abordado.

 

Simbolismo ambivalente

Através dos séculos, fronteiras e religiões, a árvore suscitou em todos os lugares representações semelhantes: com suas raízes mergulhando nas entranhas escuras da terra e seus galhos estendendo-se corajosamente em direção a céus ignorados, ela aparece aos olhos dos frágeis humanos como um elo firme entre esses mundos desconhecidos. Através do ciclo das estações, retrata a vida que sempre se renova e parece ideal para dar refúgio aos deuses da fertilidade. Que abriga um desses, aqui é constituída árvore sagrada! Nos países do Mediterrâneo, a floresta é escassa, a vegetação é mais do tipo deserto ou matagal. Além das espécies cultivadas por seus frutos ou madeira, árvores grandes não são comuns. E se estão em altura, constituem um marco na paisagem, como as torres em nossas campanhas. Eles sinalizam uma localidade, um habitat. Eles compõem um endereço, lembram um evento local. Na memória dos homens, eles determinam quanto melhor o espaço, maior a sua longevidade: para alguns, isso se aproxima da imortalidade.

Tudo isso explica por que eles poderiam ter sido objeto de um culto entre os povos do antigo Oriente Próximo, principalmente na terra de Canaã, onde, desde os tempos antigos, as árvores sagradas povoavam os arredores da maioria dos santuários.

Na Bíblia, sua adoração é fortemente proibida, como toda adoração que não seja a do verdadeiro Deus. Os Deuteronômio associa claramente idolatria com árvores verdes para avisar o filho de Israel prestes a entrar na Palestina: Você abolirez todos os lugares onde os povos você desapossar serviram aos seus deuses, sobre as altas montanhas, as colinas, sob qualquer árvore verde [4] . O terebinto era uma dessas árvores verdes [5] : alta, robusta e majestosa, com galhos de guarda-chuva, você podia descansar facilmente à sua sombra. Suas sebes serviam como santuários pagãos, onde ídolos eram adorados, onde cultos impuros e rudes eram celebrados.

Metaforicamente, evoca vida, crescimento, vigor; pelas folhas decíduas, representa a morte e o renascimento; está ligada à divindade ... para o bem ou para o mal: o simbolismo que expressa é ambivalente, mais provavelmente do que para outra árvore. Alguns textos do Antigo Testamento ilustram esse aspecto.

Gideão, campeão de Deus em um ambiente pagão

O Mensageiro do Senhor veio sentar-se sob o terebinto de Ofra, que pertencia a Joas, da família de Abieser. Seu filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o abrigo dos midianitas [6] . Por meio de seu anjo, Deus chama esse jovem camponês no trabalho, para se tornar um "juiz" em Israel - guerreiro, líder político e espiritual - para libertar os hebreus das garras dos midianitas que devastaram o país por dez anos, destruíram suas colheitas e condená-los à fome. Como em qualquer processo vocacional, após o contato, segue-se o diálogo que vai além das palavras e se expressa com confiança. Confortado pela bondade do Senhor - eu estarei com você- Gideão aceita a missão que lhe foi confiada - libertar Israel - e, imediatamente, coloca em prática a indicação de Deus: Inverta o altar de Baal, que é seu pai, e corte a ashera que está próxima Então você construirá um altar ao Senhor no topo desta fortaleza . Esta passagem exige algumas explicações:

a) Gideão reconheceu em seu interlocutor o mensageiro do Deus vivo e entendeu que para derrotar os inimigos de seu povo, era necessário começar colocando as representações do paganismo.

b) a árvore, símbolo da vida, também era de fertilidade cósmica. Por causa disso, ele estava freqüentemente ligado a uma divindade feminina ...: no Egito, a deusa Nut, na Fenícia em Taanit, em Canaã em Ashera [7] . Ele é mencionado quarenta vezes na Bíblia hebraica por símbolos de madeira ou esculturas que os tradutores chamado mensagens ou postes sagrados .

c) altares e ídolos eram geralmente colocados em bosques de árvores ou sob árvores verdes. [8] Quando eles entraram na Terra Prometida, os hebreus deixaram-se contaminar pelos cultos pagãos de seus vizinhos e se envolveram em práticas sincretísticas, substituindo Baal [9] por Yahweh, apesar dos avisos que Moisés repetidamente fez. ocasiões: Derrubarás os altares deles, quebraremos as estelas deles, derrubaremos os aserins. Você não adorará nenhum outro deus [10] ; você destruirá completamente todos os lugares onde as nações ... serviram seus deuses, nas altas montanhas, nas colinas e sob qualquer árvore verde(…) Você fará desaparecer desses lugares até o nome deles [11] . Sem dúvida, eles associaram à adoração ao Deus verdadeiro a veneração das forças vitais da natureza, que poderiam ser representadas pelo poder vegetativo das árvores verdes no topo das colinas.

Gideon testemunhou essa idolatria se espalhar em seu clã, sua aldeia, em sua família até para seu pai. Era o mesmo em todos os pontos da Palestina e isso, provavelmente até o Exílio, apesar das constantes censuras dos profetas: Vocês não são crianças rebeldes, uma geração de mentiras, acendendo perto dos terebintos, sob qualquer árvore verde , massacrando crianças nos wadis, sob as fendas das rochas [12] ? Devido à sua folhagem augusta, à sombra que proporciona, à majestade de seu porto, o terebinto apareceu como um local de encontro para apaziguar paixões fatais e apetites orgiásticos, ou como um espaço adequado para retransmitir o chamado do Alto que sabia ouvir a voz do céu. A esse respeito, a visão de Gideon não registra no registro da pedagogia divina que Santo Agostinho expressará: Existem bosques sagrados, como gentios; nós não os exterminamos, nós os convertemos, nós os mudamos; bosques sagrados, eles são dedicados a Jesus Cristo.

Assim, com o tempo, com paciência, os fiéis substituíram as árvores e as pedras sagradas por cruzes e pequenas capelas; eles colocaram relíquias nos troncos venerados, penduraram nichos da Virgem nas cascas esfareladas pelos anos e cortaram cruzes nas plantas maiores.

O terebinto, imagem de Jesus Salvador, cujas feridas nos curam

Isaías já anunciou a vitória do Servo de Javé com palavras que encontraram seu cumprimento em Jesus, como ele mesmo afirma em seu retorno a Nazaré: ele confortará os aflitos ou os pobres de espírito [13] , c isto é, os contritos "feridos na vida", as pessoas humildes que, para obter a salvação, confiam mais na misericórdia de Deus do que confiam nos seus próprios méritos; ele os libertará, os curará, os estabelecerá como terebintos da justiça [14] : eis uma comparação que fica clara à luz da paixão do Salvador:

a) as feridas feitas no Corpo de Cristo jorraram o sangue e a água que nos purificam e nos lavam nossos pecados: o sangue de Cristo me intoxica, a água do lado de Cristo, me lava ... do inimigo, me defenda ... Em suas feridas, me esconda [15] !

b) aguarrás é uma resina semi-líquida com odor aromático, obtida por incisão: uma ferida feita no tronco da árvore. É muito mais que um solvente útil para limpar manchas; desde os tempos antigos, tem havido muitas aplicações na medicina, perfumaria e cosméticos [16] : os ungidos do Senhor curarão os corações machucados daqueles que sabem como abrir a fenda do coração para ver a do Senhor, a árvore. da vida (...), que bebe a seiva com a qual sua ferida é preenchida [17] ; ele derramará sobre eles o óleo da alegria [18] .

 

c) na visão que ele descreve, o profeta vê reunido em torno do Messias, um novo povo de fiéis, libertado da tirania do pecado e da idolatria do mundo antigo, esses terebintos de justiça que ele também chama de plantação do Senhor [19] . Seu advento é prefigurado pela luminosa vitória de Davi sobre o gigante Golias. Detalhe significativo: foi no vale dos terebintos , um dos mais alegres da Judéia [20] , que este foi derrubado. O jovem pastor era uma ruiva pequena e esbelta, com uma vida honesta, sem experiência na profissão de armas, mas que tinha uma confiança inabalável em seu Deus [21]Do ponto de vista humano, seu desafio parecia suicida. Mas ele tomou a precaução de coletar na torrente cinco pedrinhas muito suaves para seu estilingue [22] , armas puras para entrar no combate de Deus. Os terebintos do vale testemunharam seu brilhante sucesso. Que eles também testemunhem o triunfo de Cristo sobre o inimigo de nossas almas através da piedade de nossa existência, da frequência dos sacramentos [23] e do curso comum de nossas atividades, a estrutura fornecida por Providência para se tornar, apesar das aparências, os Champs-Élysées de nossa marcha para a eternidade!

Bertrand Cauvin, especialista em silvicultura

Padre Patrick Pégourier

 

 Bertrand Cauvin, especialista em silvicultura

Padre Patrick Pégourier

 


[1] É uma das espécies agrupadas sob o nome de "pistache" que conhecemos especialmente aquela que fornece esses frutos secos muito apreciados, os pistácios alojados em uma concha que se abre na maturidade. O terebinto tem um cheiro forte de resina e pode ser reconhecido por suas flores roxas eretas em cachos exuberantes.

[2] 1 S 31, 1 Cr 10,12.

[3] Ver Gn 18, 1.

[4] Dt 12, 2. Ver também 2 R 17, 10; Cr 28,4 ; É 57,5; Jr 2, 20; 3, 6; 17,2; Ez 6:13 .

[5] 2 R 16, 4.

[6] Jg 6, 11 e segs.

[7] É a paredra de Baal. Parèdre significa literalmente "sentado perto", "quem fica ao lado de". É uma palavra usada para descrever uma divindade frequentemente inferior em prerrogativas, geralmente associada no culto a um deus ou deusa mais influente. Duas inscrições encontradas em Kuntillet'Ajrud (em Sinai, a antiga fortaleza de Judá) e Khirbet el-Qom (entre Lachish e Hebron) IX datado th século BC. JC, e descoberto na década de 1970, menciona em conjunto YHWH e seu Ashera .

[8] 1 R 14, 23; R 17, 10.

[9] Baal é o senhor da chuva e do orvalho. Traz fertilidade e colheitas. Certas passagens bíblicas atribuem às especificidades “baálicas” de Deus: ele vive em seu santo monte : cf. Jl 4, 17. 20 .; ele é qualificado como Cloud Rider : cf. Sl 68, 5.

[10] Padrões do Código da Aliança: Ex 34, 13.

[11] Dt 12, 2-3. Veja também Dt 16,21: Você não deve plantar qualquer poste de adoração (= sem ashera ) de nenhuma árvore ao lado do altar do Senhor seu Deus, que você fará para si mesmo.

[12] Is 57, 5. Ver também Os 4, 13: Oferecem sacrifícios no topo das montanhas, queimam incenso nas colinas, sob os carvalhos, os choupos, os terebintos cuja sombra é legal É por isso que suas filhas são prostituídas e suas noras são adúlteras. Antes, o filho de Salomão havia sido alvo de uma reprovação semelhante: Judá (Roboam) fez o que é mau aos olhos do Senhor e, pelos pecados. que ele cometeu, provocou seu ciúme mais do que seus pais haviam feito. Assim, eles construíram para seu uso lugares altos, estelas e postes sagrados em todas as colinas altas e sob qualquer árvore verde.Havia até prostitutas sagradas no país, agiam de acordo com todas as abominações das nações que o Senhor havia exprimido diante dos filhos de Israel ( 1R 14,21-24).

[13] Ver Lc 4, 21; É 61, 2 e a primeira bem-aventurança no Monte 5, 3.

[14] É 61, 3.

[15] Cântico da alma de Cristo .

[16] Theophrastus (filósofo da Grécia antiga (IV e .. S BC), um aluno de Aristóteles, botânico e naturalista) disse dela: "esta é a melhor resina: consistente, um perfume não é pode ser mais agradável e sutil ”( Research on plants , IX, 22).

[17] Hino Vire-se, aqui está o Espírito , Liturgia das Horas,  semana do TO.

[18] É 61, 1-2 Veja também Sl 45, 8.

[19] é 60, 21; 61, 3. São os eleitos que manifestam a glória de Deus. Os terebintos aparecem frequentemente na Bíblia como ponto de partida para uma vitória iminente de Deus sobre um mundo que o nega.

[20] 1 S 17, 2. 19. É provavelmente o barranco es-Sant (um leito do rio que constitui um pequeno vale, encruzilhada entre a planície costeira e as terras altas da Judéia), a cerca de vinte quilômetros da sudoeste de Belém.

[21] Toda essa multidão saberá que não é pela lança nem pela espada que o Senhor salva, porque o Senhor pertence à guerra, e ele te entregou em nossas mãos , disse-lhe, antes de lutar contra ele. (1 S 17, 47).

[22] 1 S 17, 40.

[23] Os sacramentos, todos instituídos por Nosso Senhor, têm sua fonte do lado ferida na cruz pelo soldado romano.

 

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