"O mundo se muda com pequenos gestos".
Nessa matéria, pe. Gabriel Vila Verde utilizou a sua rede social para propor “12 metas para um católico neste ano de 2022”.
Confira quais são:
1 – Rezar mais e melhor.
2 – Reservar um pouco mais de tempo para a Adoração Eucarística.
3 – Perdoar, de coração, a todos os inimigos.
4 – Ser sinal de paz em casa, na família e no trabalho.
5 – Fazer silêncio absoluto sempre que estiver nervoso ou chateado (a).
6 – Doar o que tem de sobra, se desapegar.
7 – Visitar os enfermos sempre que possível.
8 – Não faltar à Missa dominical e procurar ir também em outro dia da semana.
9 – Não dormir sem ler o Evangelho do dia.
10 – Ser mais misericordioso com quem erra.
11 – Ler bons livros católicos (um por mês).
12 – Fazer pequenos sacrifícios pelas almas.
“O mundo se muda com pequenos gestos”, finalizou o sacerdote baiano.
De fato, não é de hoje que o pe. Gabriel incentiva os católicos a serem concretos e objetivos nos seus propósitos caso queiram realmente “um ano novo diferente” – sobretudo quando o ano encerrado foi repleto de desafios e provações.
No final de 2019, por exemplo, ele havia alertado para a falsa ideia de que, virando o ano, “magicamente” tudo se resolveria sozinho. Na ocasião, ele escreveu:
“Eu gosto muito da sinceridade. Não aquela sinceridade inconveniente, que fala o desnecessário para ofender, mas aquela que não ilude. E é nessa sinceridade que digo a você, católico (a): na virada do ano não acontecem mágicas. 2020 será um ano como todos os anos. Viveremos momentos bons e ruins. Dias de animação e outros de desânimo. Dias de sol e dias nublados. O que muda não é o ano. O que pode mudar são nossas atitudes, as nossas ideias, projetos, etc. Por isso, o mais importante é estar na graça de Deus, em qualquer ano, em qualquer dia, a qualquer hora! Isso sim é vida nova. Isso sim é ano novo!”
Por isso mesmo é que as sugestões dessas “metas para um católico em 2022” são uma ótima orientação para quem quiser de fato concretizar os anseios de “ano novo, vida nova”.